Lupa
Notícias
Cerimônia de abertura da Cachoeiro Stone Fair celebra retomada da feira
29 de Agosto de 2022 . 13h57
Cerimônia de abertura da Cachoeiro Stone Fair celebra retomada da feira
O clima de retomada e celebração deu o tom da cerimônia oficial de abertura da Cachoeiro Stone Fair 2023, no dia 23 de agosto. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, empresários, marmoristas, profissionais do setor de rochas ornamentais e representantes das entidades apoiadoras. Todos puderam prestigiar o evento, considerado um dos mais importantes para a economia do Espírito Santo, que movimenta a cada ano milhões em negócios e destaca as belezas das rochas ornamentais capixabas.

A diretora da Cachoeiro Stone Fair, Flávia Milaneze, falou sobre a importância e a alegria da feira estar de volta. “Realizamos essa feira durante 30 anos de forma ininterrupta, então para nós é motivo de muita alegria voltarmos. Estamos com uma feira linda. São 180 marcas expositoras e esperamos um público de 17 mil pessoas e eu agradeço a todos os nossos apoiadores”, disse. Flávia também agradeceu à prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim pelas obras no pavilhão. “Em 2023 teremos uma feira muito maior e com muitas outras novidades”, disse.

O presidente do Sindirochas, Ed Martins André, também agradeceu a todas as instituições parceiras que, de alguma forma, viabilizaram a realização da Cachoeiro Stone Fair. Ele destacou o uso de energia 100% renovável no evento. “Isso só demonstra a preocupação e evolução do nosso setor em relação à questão ecológica, como uso da água em circuito fechado, e também na área social, com o Rochativa”, afirmou.

Ed Martins também pontuou sobre a força do setor de rochas ornamentais. “Não podemos esquecer o saldo da nossa balança comercial. Nosso setor deixou um bilhão de dólares de saldo na balança do Estado. Um setor que gera 25 mil empregos diretos, mais de cem mil empregos indiretos”, disse.

À frente do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), Tales Machado, celebrou o resultado positivo do convênio firmado entre a entidade e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). “No nosso primeiro ano batemos recorde histórico de vendas, com 1,34 bilhões de dólares, também vamos participar da nossa primeira feira internacional e ainda teremos muitas outras oportunidades”, disse.

Representando o Ministério de Minas e Energia, Lilia Mascarenhas Sant'Agostinho destacou a referência que se faz ao município de Cachoeiro de Itapemirim por ser o local embrião da rocha ornamental e ressaltou a força do setor no país. “O setor de rochas ornamentais tem uma vitalidade incrível, que busca se reinventar, se modernizar em tecnologias, trazer novas formas de operação, trazer novos atores, se lançar no mercado mundial”, disse. Ela também falou da importância da Cachoeiro Stone Fair. “Essa feira é uma reverência que se faz a este local embrião da rocha ornamental, embrião desse desenvolvimento tecnológico que, antes concentrado aqui em Cachoeiro, se espalhou pelo Espírito Santo e se espalhou pelo país. Então é o embrião onde começou o sucesso das rochas ornamentais. Esse crescimento é muito gratificante”, afirmou.

A presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini, falou sobre as ações da entidade direcionadas ao setor de rochas ornamentais e salientou a capacidade de crescimento da exportação para ampliar ainda mais o mercado do ramo. “A Findes acredita muito no potencial de crescimento da exportação do setor de rochas, que é em torno de 30%, se a gente realmente melhorar os nossos canais logísticos. A gente acompanha com muita dedicação o desenvolvimento do porto e também da expansão da malha ferroviária”, disse.

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor da silva Coelho, enfatizou a importância da feira para o município. “Depois de dois anos parado, sem feira, é uma gratificação muito grande poder voltar a realizar esse evento que é uma feira tradicional aqui do nosso calendário, um encontro muito importante que movimenta o setor mais importante da nossa cidade, Cachoeiro de Itapemirim”, declarou.

Cachoeiro Stone Fair recebe expositores de todas as regiões do Brasil e de diferentes países
Com 30 mil m 2, divididos em pavilhões internos e área externa, o Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa, onde acontece a Cachoeiro Stone Fair, abriga 180 marcas expositoras de diferentes regiões do Brasil e de países como China, Espanha, Itália e Bélgica.

Dentre as empresas expositoras, 40% são de pedras e 60% são de máquinas, insumos e equipamentos. Neste ano, a feira conta com 40 empresas que participam pela primeira vez. A feira vai até a próxima sexta-feira (29). A Cachoeiro Stone Fair é uma realização da Milanez & Milaneze, com promoção do Sindirochas e Cetemag e patrocínio de Sicoob, Bandes, CREA-ES, Sesi, Senai e apoio da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim,
Sebrae e Centrorochas.

Serviço:
CACHOEIRO STONE FAIR 2022
Quando: Até 26 de agosto, das 14h às 20h (entrada somente até 19h)
Onde: Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa, Cachoeiro de Itapemirim
Inscrições: no site do evento www.cachoeirostonefair.com.br