Lupa
Notícias
Solenidade de abertura da Vitoria Stone Fair celebra 20 anos de realização do evento
14 de Fevereiro de 2023 . 17h17
Solenidade de abertura da Vitoria Stone Fair celebra 20 anos de realização do evento
A importância da indústria do setor de rochas ornamentais foi o destaque da cerimônia de abertura da Vitoria Stone Fair 2023. A solenidade também exaltou os 20 anos de realização da feira, considerada a maior feira de rochas naturais da América Latina. Durante quatro dias as principais novidades do setor estarão expostas no Pavilhão de Carapina, na Serra. Este ano, o evento inova com palestras e espaços que apresentam a evolução do design das rochas ornamentais, além de máquinas e equipamentos de última geração.

A CEO da Milanez Milaneze, Flávia Milaneze, falou sobre a alegria da retomada da feira, que é realizada há duas décadas e que tem a expectativa de receber cerca de 20 mil pessoas de todos os estados brasileiros e de mais de 60 países. “O encontro é um patrimônio nosso. Nós estamos completando 20 anos de feira, são 20 anos trabalhando e promovendo o setor de rocha com todas as parcerias que a gente tem. É o começo de uma nova fase e que venham muitos e muitos anos pela frente”, disse.

O vice-presidente do grupo Verona Fieri, do qual o Milanez Milaneze faz parte, Matteo Gelmetti, destacou que o Espírito Santo é muito parecido com Verona no setor de rochas ornamentais o que torna a parceria mais eficiente. Ele também salientou a importância do encontro. “Esta é uma feira belíssima, qualificada e profícua para todos aqueles que desejam estender os seus negócios”, completou.

Ed Martins, presidente do Sindirochas, ressaltou a evolução que o setor obteve desde que a Vitoria Stone Fair começou a ser realizada, principalmente nas áreas social e ambiental. “Houve uma qualificação e melhoria em todos as áreas, mas eu queria destacar a questão ambiental, como a implantação do circuito fechado de água, que evita o desperdício E também a questão social, com o Rochativa que é um trabalho realizado há quinze anos. É importante a gente ter esse olhar e essa responsabilidade”, destacou.

No mesmo tom, o presidente do Centrorochas, Tales Machado, abordou as medidas sustentáveis adotadas pelas indústrias para tornar o setor ainda mais responsável com o meio ambiente. Ele também destacou o circuito fechado de agua, e a tecnologia dos multifios, que torna o corte das rochas mais limpo. A questão da sustentabilidade está presente na Vitoria Stone Fair uma vez que toda energia consumida durante os quatro dias de evento é 100% renovável, de fonte limpa.

Tales Machado falou, ainda, sobre o projeto para realizar estudos próprios dentro do setor de rochas ornamentais. “Nós temos muita informação extraoficial, agora nós queremos fazer um estudo realmente com base científica para comparar a emissão de gases em relação a outros produtos”, contou.

A presidente da Findes, Cris Samorini, ressaltou que a indústria é o motor de crescimento do país. “É importante a sociedade acreditar que a indústria promove o desenvolvimento. A indústria realmente é a única que aumenta e potencializa os investimentos, vide aí o grande exemplo do setor de rochas e granitos”, completou.

O diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro Henrique Moreira de Souza, destacou a cooperação que agência deseja oferecer ao setor. “Queremos ser mais abertos ao diálogo, ampliar a interlocução, ouvir mais, ser mais permeados pelas ideias da discussão e a construção cooperativa, viabilizar e fomentar atividades para o crescimento econômico como grande atributo daquelas atividades e atribuições da agência nacional de mineração”.

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, também prestigiou o evento e parabenizou os representantes do setor por buscarem novos espaços e caminhos para impulsionar o crescimento da cadeia produtiva.

Encerrando o evento, o vice-governador do Espirito Santo, Ricardo Ferraço, destacou as mudanças e evoluções do setor. “O setor de rochas ornamentais, ao longo dos últimos 20 anos mudou muito e mudou para melhor. Não apenas nos aspectos relacionados a volume, produção, qualidade, valor agregado. Mas nos seus conceitos e nos seus valores assim como na sua responsabilidade coletiva com a sociedade”.

A solenidade contou com a presença de executivos, autoridades, empresários da cadeia produtiva de rochas ornamentais, compradores mundiais, arquitetos, designers e construtoras. Todos prestigiaram o evento que movimenta a cada ano milhões em negócios e destaca as belezas das rochas ornamentais.

A Vitoria Stone Fair segue até a próxima sexta-feira, no Pavilhão de Carapina. A feira é uma realização da Milanez & Milaneze, promovido pelo Sindirochas e Cetemag e apoio do Centrorochas, com patrocínio do Bandes, Caixa, Sicoob, Sesi Senai e CREA-ES.

Números da Stone Fair 2023
• 30 mil metros de área de exposição.
• 300 marcas expositoras
• Expositores de oito estados brasileiros e quatro países internacionais.
• Visitantes: são esperadas 20 mil pessoas de todo o Brasil e de 60 países.
• 40 novas empresas participam este ano.