Lupa
Notícias
Setor de rochas capixaba registra alta de 36% no faturamento com as exportações
19 de Novembro de 2021 . 13h03
Setor de rochas capixaba registra alta de 36% no faturamento com as exportações
De janeiro a outubro deste ano, o setor de rochas ornamentais do Espírito Santo registrou alta de 36,61% no faturamento com as exportações, em relação ao mesmo período do ano passado. O crescimento acompanhou o movimento brasileiro que registrou alta semelhante e registrou faturamento de US$ 1 bilhão superando todo o valor realizado ao longo de 2020, conforme dados divulgados pelo Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito Santo (Sindirochas) em parceria com o Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas).

No fechamento até outubro, o setor de rochas naturais capixaba acumulou 900,36 MM de dólares em vendas diretas, mantendo o Espírito Santo como líder nas exportações do segmento. Além da alta no valor, o estado registrou evolução 6,61% no peso das exportações de rochas naturais, mostrando um crescimento orgânico em valor agregado dos materiais exportados de 28,14% no preço médio, alcançando 591,05 (dólares/tonelada) em 2021 frente a 461,27 (dólares por tonelada) em 2020.

Os Estados Unidos foram o principal destino dos produtos brasileiros. O mercado americano representou aproximadamente 62,9% das exportações. O país é um dos oito mercados-alvo do It’s Natural – Brazilian Natural Stone, projeto setorial realizado pelo Centrorochas em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e que tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras.

Principal fornecedor mundial de rochas ornamentais para os Estados Unidos em 2020, o Brasil, por meio das empresas brasileiras do setor, já se prepara para participar da maior feira do ramo de mármore e granito da América do Norte, a Coverings, que acontecerá em abril de 2022, em Las Vegas. Várias empresas capixabas já registraram interesse. Aquelas que ainda não se manifestaram têm até o dia 26 de novembro. Basta clicar no link e escolher “Coverings 2022” como assunto: https://podio.com/webforms/26378838/1995038