Fale Conosco     Área do Associado
Notícias
Empresários do setor de rochas são os primeiros a visitar o quebra-mar do Porto da Imetame
12 de Julho de 2022 . 15h21
Empresários do setor de rochas são os primeiros a visitar o quebra-mar do Porto da Imetame
A convite do fundador e presidente do Grupo Imetame, Ettore Cavalieri, cerca de 15 empresários do setor de rochas ornamentais nacional foram os primeiros a visitar o futuro quebra-mar e as obras de instalação do Imetame Porto Aracruz. Além dos empresários, integraram o grupo o deputado federal Evair de Melo, os presidentes do Sindirochas e Centrorochas, Ed Martins e Tales Machado, respectivamente, e o diretor executivo das duas entidades, Celmo de Freitas.

Previsto para ser entregue ao final de 2024, o complexo portuário está modelado para atender aos mais diversos setores no embarque e desembarque de containers, carga geral, dentre eles, rochas ornamentais, veículos, carga de projeto, granéis sólidos, líquidos e gasosos, e apoio offshore. Com mais de 1 milhão de m² de área total, o terminal contará com infraestrutura inicial para movimentar 300 mil contêineres por ano, já configurado para expansão de área e movimentação anual de 1 milhão de contêineres em plena capacidade operacional.

Preparado para atender a nova geração de navios
Com profundidade de 17 metros, o Imetame Porto Aracruz será uma excelente opção operacional para as linhas de longo curso que operam com navios de grande porte no Brasil, sendo preparado para atender navios conteineiros, como o New Post Panamax com 366 metros de comprimento. A profundidade do terminal permitirá que os navios de contêineres possam entrar e sair do porto totalmente carregados, o que não é possível em vários terminais portuários nacionais. Oferecendo uma nova dinâmica na cadeia logística no transporte marítimo, o complexo portuário também poderá receber navios tipo Suezmax e Capesize. E numa fase posterior de dragagem, alcançando 25 metros de profundidade, o VLCC.

“Existem alguns gargalos que impedem uma maior expansão do setor de rochas ornamentais brasileiro, a questão logística é uma das mais sensíveis. O Espírito Santo, maior estado exportador do país (que em 2021 foi responsável por 83,3% de todas as rochas enviadas do Brasil para o exterior), é carente em portos com estrutura para receber os maiores navios que transportam contêineres. Ver e poder visitar este projeto já em fase de implantação, nos deixa bastante otimistas. A melhoria nas condições de infraestrutura logística, com certeza, trará ganhos de produtividade não só para o Espírito Santo, mas para toda a indústria brasileira”, pontuou o presidente do Centrorochas, Tales Machado.

O presidente do Sindirochas, Ed Martins, lembrou que a carência no transporte marítimo impacta no custo dos empresários. “O Espírito Santo é o primeiro estado exportador de rochas ornamentais e, em termos logísticos, não é competitivo como outros estados. Sempre buscamos e incentivamos iniciativas que melhorem as condições de competitividade das empresas, estamos ansiosos para o início das operações deste novo terminal portuário”, completou Ed Martins, presidente do Sindirochas.

Localização estratégica
Localizada na ES 010, na cidade de Aracruz no Espírito Santo, próxima a importantes centros consumidores do país, o Imetame Porto Aracruz está à 3km da Estrada de Ferro Vitória a Minas – EFVM e contará com um ramal e pêra ferroviária de alta produtividade (as pêras ferroviárias são utilizadas principalmente em terminais de cargas e/ou descargas, onde o trem chega carrega e/ou descarrega e já segue viagem sem necessidade de executar manobras para mudar a formação do trem), além da proximidade com o aeroporto de Vitória. O empreendimento tem localização privilegiada, está situado dentro da área da SUDENE e próximo a uma área de 5 milhões de m2 com vocação para implantação de uma plataforma logística e industrial.

Infraestrutura
Porto de águas profundas - 17 m
Capacidade - 1,6M TEUS Armazém S
Área total - 1 milhão m²
Armazém - 20 mil m²
Porto Privado - Adm. Privada
Licenciado - 100%
Plataforma Logística (Integração multimodal; ZPE com 100% de incentivos fiscais; Benefícios fiscais; Serviços de valor agregado para armadores e clientes finais)

Saiba mais: https://www.imetame.com.br/o-grupo/porto-aracruz/