Lupa
Notícias
Novo Conselho de Administração da Findes toma posse
30 de Julho de 2020 . 08h52
Novo Conselho de Administração da Findes toma posse
Presidente do Sindirochas, Tales Machado, assume como Conselheiro Vice-Presidente e integra equipe liderada por Cristhine Samorini, primeira mulher a assumir o cargo.

A nova diretoria da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) tomou posse nesta quarta-feira, 29 de julho, em cerimônia com transmissão ao vivo pela internet. O presidente do Sindirochas, Tales Machado, faz parte da nova gestão que tem a industrial Cristhine Samorini, como presidente. O novo grupo gestor, eleito para o triênio 2020 a 2023, tem como vice-presidente Paulo Baraona, presidente do Sinduscon-ES, e é formado por 20 nomes, entre vice-presidentes e conselheiros.

Já empossada presidente, Cris Samorini, como prefere ser chamada, reconheceu o momento delicado pelo qual a economia capixaba passa, mas acredita que essa crise pode também ser o ponto de virada para a indústria. Ela entende que no momento de retomada, o Espírito Santo deve se tornar um exemplo para o país em todos os aspectos. "Tenho plena convicção de que o Espírito Santo estará, muito em breve, entre os estados de referência do País. Temos equilíbrio fiscal, capital humano, ótimas universidades e indústrias conscientes de seu papel na sociedade. São insumos que nos ajudarão a construir uma economia cada vez mais sólida e uma indústria mais produtiva, inovadora e competitiva", disse.

A nova gestão propõe um plano de trabalho baseado em produtividade, inovação, entrega de resultados e diálogo construtivo entre o setor público e privado.

Em seu discurso de despedida, o agora presidente emérito Léo de Castro, gestão 2017/2020, destacou as realizações ao longo do seu mantado a frente da federação. “Assumi muitos compromissos e entregamos tudo que prometemos. Colocamos em pauta temas como produtividade, melhoria de infraestrutura e inovação como motor de crescimento. Essas realizações convergiram para recuperar o papel histórico e original da Findes, que é formular políticas de desenvolvimento do Estado”, afirmou.

Devido a pandemia do coronavírus, apenas alguns convidados, como o governador Renato Casagrande, o presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso, e outros políticos e autoridades estiveram presentes. O público pôde acompanhar pela internet.

O governador, além de parabenizar a nova presidente da Findes, ofereceu total apoio. “É a primeira mulher a assumir a Federação. Para nós é muito bom, quebra paradigmas, reduz o preconceito e mostra como a mulher tem competência para assumir qualquer papel. A Cris já está acompanhando e tem sido muito proativa desde antes de tomar posse, em temas conosco”, pontuou.

Na ocasião, também foi inaugurado o Instituto Senai de Tecnologia, um dos instrumentos que apoiará o industrial capixaba a aumentar sua eficiência e competitividade por meio da inovação. Um projeto da gestão 2017-2020 que faz parte do foco da nova gestão e simboliza a continuidade de uma agenda modernizadora e com foco em resultados na Federação.

Nova Diretoria Findes – gestão 2020/2023:
Presidente: Cristhine Samorini
Primeiro vice-presidente: Paulo Alexandre Gallis Pereira Baraona
Vice-presidente administrativo: Eduardo Dalla Mura do Carmo
Vice-presidente financeiro: Fernando Otávio Campos da Silva
Conselheiro vice-presidente: Luiz Carlos Azevedo de Almeida
Conselheiro vice-presidente: Manoel de Souza Pimenta Neto
Conselheiro vice-presidente: Paulo Roberto Almeida Vieira
Conselheiro vice-presidente: Tales Pena Machado
Conselheiro vice-presidente: Wellington Simões Villaschi Filho
Conselheiros independentes: Rafael Lucchesi e Pablo Francisco Gimenez Machado

Representantes junto à Confederação Nacional das Indústrias (CNI)
Delegada titular junto à CNI: Cristhine Samorini
Delegado titular junto à CNI: Léo de Castro
Delegado suplente junto à CNI: Luis Soares Cordeiro
Delegado suplente junto à CNI: Luiz Rigoni

Conselho Fiscal
Conselheira fiscal titular: Alexandra Machado Gomes
Conselheiro fiscal titular: Edvaldo Silveira Patez Júnior
Conselheira fiscal titular: Zilma Bauer Gomes
Conselheiro fiscal suplente: Humberto Ferreira Martins
Conselheiro fiscal suplente: Renato Bragança Domingues
Conselheiro fiscal suplente: Ricardo Zupeli de Paulo

Crédito fotos: Findes (Thiago Guimarães e André Hess)