Lupa
Notícias
Novo Conselho de Administração do Sindirochas realiza 1ª reunião após a posse do grupo
21 de Outubro de 2021 . 15h44
Novo Conselho de Administração do Sindirochas realiza 1ª reunião após a posse do grupo
Na terça-feira, 19 de outubro, o presidente do Sindirochas, Ed Martins, conduziu a primeira reunião do grupo que tomou posse recentemente. A agenda aconteceu de forma híbrida, com alguns conselheiros presentes no escritório do sindicato, em Cachoeiro de Itapemirim, e outros participando virtualmente.

Na abertura, Ed explicou que a realização da reunião foi somente agora devido à presença de empresários/conselheiros nas feiras Big 5 e Marmomac, realizadas respectivamente em Dubai e na Itália, nos últimos meses. “São duas feiras importantes para o setor e que demandaram atenção e presença do empresário”, explicou.

Assuntos em pauta:
- Indicador Geográfico (IG) Mármore de Cachoeiro
O Mármore de Cachoeiro do Itapemirim é uma Indicação de Procedência, registrada junto ao INPI pelo CETEMAG. Observa-se em outros setores e localidades o uso do IG como forma de valorização do produto comercializado, oriundo de determinadas regiões. O SEBRAE está desenvolvendo um trabalho para retomada de ações que visam o desenvolvimento e expansão dos IG´s nacionais e, neste sentido, no próximo dia 25/10 acontecerá uma reunião específica sobre o assunto, no Casa Carneiro Cerimonial, em Cachoeiro de Itapemirim. O evento é voltado, principalmente as empresas da região de Gironda/Soturno, mas está aberto para todos os empresários do setor com interesse no assunto.

- Curso de formação de cortadores e acabadores de rochas
A fim de atender demanda das empresas para suprir falta de mão de obra, o Senais/ES, demandado pelo Sindirochas está concluindo o programa para realização do curso de formação básica voltado a cortadores e acabadores, com carga horária de 120 horas (aproximadamente 3 meses). A expectativa é de que a formatação seja concluída em breve e que as primeiras turmas sejam abertas ainda neste ano, devendo permitir o atendimento nas regiões sul, central e norte/noroeste do Espírito Santo.

- Pauta de preços mínimos
Debatido o tema referente a pauta de preços mínimos, haja vista a previsão normativa que indica a necessidade de indicações anuais sobre preços que serão estabelecidos como pauta mínima a vigorar no exercício seguinte.

- Plano de Ação do Sindicato
Encontra-se em fase de elaboração, com apoio do IEL/FINDES, o plano de ação para organização e desenvolvimento de atividades por parte do Sindirochas. As ações em pauta no sindicato serão organizadas em oito eixos temáticos com vistas a facilitação do seu desenvolvimento, sendo que os conselheiros receberão a lista das mais de 100 ações que encontram-se pautadas, tendo por objetivo o estabelecimento das prioridades em cada um dos eixos.

- Desenvolvimento de Fornecedores e + Negócios, desenvolvido pelo Ideies/Findes
O programa, uma ação da FINDES, tem por objetivo aproximar clientes identificados pelos setores, dos seus potenciais fornecedores, sendo estes, empresas integrantes da categoria econômica representada pelos sindicatos filiados a Federação. Há o objetivo de que a cada trimestre seja realizado um desses encontros, sendo que neste último trimestre de 2021, a interação será com os interesses potenciais das empresas representadas pelo Sindirochas.

- Ação coletiva exclui verbas trabalhistas da contribuição sindical
O Sindirochas teve decisão favorável e definitiva à ação iniciada em junho/2010 que trata sobre a exclusão, da base de cálculo, as verbas referentes a aviso prévio indenizado e ao valor pago nos 15 dias que antecede o auxílio acidente e doença. A conquista, obtida em agosto deste ano, permite que as empresas busquem créditos retroativos a junho/2005. Comunicado sobre o tema foi divulgado para todos os associados e a realização de live será agendada e informada, tendo por objetivo esclarecimentos sobre o tema.

- Comunicação nos Grupos de Whatsapp
Serão traçadas novas diretrizes para administração dos grupos de comunicação instantânea de forma a tornarem mais efetivas as entregas das informações divulgadas pela entidade.

Plano de remissão – Resultados
Avaliados os números alcançados referentes ao plano de remissão de débitos de associados e ex-associados, concluiu-se que os objetivos previstos quando da implementação do plano foram alcançados e que ações para manutenção e ampliação do quadro social devem ser avaliadas e implementadas.