Lupa
Notícias
Sindirochas e Senai: parceiros para formação e qualificação profissional para o setor de rochas ornamentais
04 de Dezembro de 2023 . 08h32
Sindirochas e Senai: parceiros para formação e qualificação profissional para o setor de rochas ornamentais
O Senai, reconhecido pela excelência em formação técnico-profissional, sempre foi um aliado crucial na concretização dos objetivos do Sindirochas em relação à preparação e qualificação de mão de obra para o setor de rochas ornamentais.

A unidade do Senai em Cachoeiro se destaca com um laboratório moderno, um ambiente propício para a realização do Programa de Aprendizagem Industrial em Corte e Acabamento de Rochas Ornamentais. Este programa, com uma carga horária de 960 horas, já formou 55 alunos, enquanto outros 37 estão imersos no processo de aprendizado. Vale ressaltar que a participação nesse programa é totalmente gratuita para os alunos.

Desta parceria, ainda há outro curso em andamento. O curso de Qualificação de Auxiliar de Processamento de Rochas Ornamentais, com 180 horas de duração, que conta com 19 participantes e previsão de término em janeiro de 2024. É importante pontuar que ações como essas validam o esforço e o trabalho da parceria estratégica entre o Senai e o Sindirochas, que se evidencia como um pilar essencial no fortalecimento do setor de rochas ornamentais, proporcionando formação técnica de alto nível e impulsionando o desenvolvimento sustentável da mão de obra para o Estado.

Estruturação de cursos em outros municípios

Em um próximo passo, com envolvimento e colaboração direta da Gerência de Educação do Senai/ES, está em processo a estruturação do curso de Qualificação de Auxiliar de Processamento de Rochas Ornamentais no município de Serra, dentro do programa de gratuidade do Senai. Esse curso envolverá parcerias com empresas do setor para a realização de aulas práticas.

A primeira turma está prevista para fevereiro de 2024, e empresários como Sid Mathielo, da Stone Palace Revestimentos, e Zelmo Rodrigues, da Pedravest, estão ativamente envolvidos na formatação e viabilização da formação. A intenção é replicar essa iniciativa em outras regiões do Estado.

Outras parcerias e ações para implementação da formação e qualificação de mão de obra para o setor serão desenvolvidas.