Lupa
Notícias
Painel destaca perspectivas e oportunidades da relação Espírito Santo-Portugal
14 de Setembro de 2021 . 15h07
Painel destaca perspectivas e oportunidades da relação Espírito Santo-Portugal
O presidente do Sindirochas, Ed Martins, foi representado pelo vice-presidente da entidade, Tales Machado, no encontro “Espírito Santo: as perspectivas e oportunidades da relação com Portugal” realizado nesta segunda-feira, 13 de setembro, no Palácio Anchieta, em Vitória. Na ocasião foi assinado o Memorando de Entendimento entre o Estado do Espírito Santo e a Câmara Portuguesa de Negócios no Estado, com o objetivo de discutir e articular temas relevantes, além dos projetos de interesse mútuo. O evento contou com a participação do Governador do Estado, Renato Casagrande, e do embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos.

Um painel empresarial, mediado pelo subsecretário de Atração de Investimentos, Gabriel Feitosa, contou com a participação de Tales Machado, que também é presidente do Centrorochas. A seu lado, participaram o presidente da EDP, João Marques da Cruz, e do CEO da Borana, Jorge Aguiar.

O mercado internacional ditou o tom do bate-papo. Logo no início, Tales Machado destacou que o acordo Espírito Santo-Portugal abre oportunidades de formação de parcerias estratégicas e qualificadas que irão contribuir com a evolução do setor de rochas como um todo e das empresas, individualmente. “Em 2020, o Brasil foi o oitavo maior fornecedor de rochas ornamentais para Portugal, com apenas 1,91%. Nossa exportação ainda é muito pequena, há espaço para crescimento. Existe um trabalho de casa a ser feito, melhorando os processos e estruturação interna para que aproveitemos melhor o momento com mais longevidade. A parceria firmada recentemente entre o Centrorochas e a Apex-Brasil, para execução do projeto setorial, com certeza contribuirá neste processo. A agência nacional compartilha com o setor informações estratégicas de inteligência comercial que possibilita estudos prévios para inserção em novos mercados e manutenção dos já existentes. Nem sempre os resultados são imediatos, mas acredito que podemos aumentar muito nossa participação nesta balança comercial”, declarou.

O evento também foi transmitido pelo YouTube. Reveja: https://youtu.be/53SWs9jrns8

Fotos: Hélio Filho (@helioqfilho)