Lupa
Notícias
Sindirochas promove webinar sobre linhas de crédito para Indústria 4.0 e Plano Brasil Soberano
24 de Outubro de 2025 . 15h41
Sindirochas promove webinar sobre linhas de crédito para Indústria 4.0 e Plano Brasil Soberano
No dia 24 de outubro, ocorreu o webinar “Linhas de Crédito para Indústria 4.0 e Plano Brasil Soberano”, uma iniciativa conjunta do Sindirochas, do BNDES, da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC-ES). O evento reuniu especialistas e representantes do setor produtivo capixaba para discutir oportunidades de financiamento voltadas à modernização industrial e à inovação tecnológica.

Participaram como palestrantes João Paulo Pieroni, superintendente da Área de Desenvolvimento Produtivo e Inovação do BNDES; Isabela Brod Lemos de Abreu, coordenadora do Departamento de Inovação e Estratégia Industrial; João Vitor Roque Murta, economista do mesmo departamento; Matheus Gomes Chaguri, coordenador do Departamento de Clientes e Relacionamento Institucional; e Bruno Castelo Branco, chefe do Departamento de Comércio Exterior.

O encontro virtual contou com mais de 50 participantes, incluindo representantes de empresas do setor de rochas naturais, escritórios de assessoria e profissionais ligados à indústria. As apresentações abordaram as principais linhas de crédito e incentivos para digitalização e automação de processos, além de explicações detalhadas sobre o Plano Brasil Soberano, voltado ao fortalecimento da base industrial brasileira.

Representando o Sindirochas, o vice-presidente da Região Sul, Ed Martins André, fez a abertura e o encerramento do evento, em nome do presidente da entidade, Bismark Bachiete. Pela Findes, participou Leonel Piovezan, coordenador do Núcleo de Apoio ao Crédito.

Os participantes tiveram a oportunidade de interagir com a equipe do BNDES, apresentando dúvidas e sugestões durante o debate. A gravação do webinar está disponível no Youtube, por meio do link: https://youtu.be/4WAPTcNw73g; e as apresentações estão disponíveis no site do Sindirochas, por meio do link: [inserir link].