Lupa
Notícias
Saúde e segurança no setor de rochas é tema de encontro entre Sindirochas, Superintendência Regional do Trabalho e Findes
30 de Novembro de 2020 . 09h11
Saúde e segurança no setor de rochas é tema de encontro entre Sindirochas, Superintendência Regional do Trabalho e Findes

O presidente do Sindirochas, Tales Machado, participou na sexta-feira, 27 de novembro, de uma reunião com o superintendente regional do trabalho do Espírito Santo, Alcimar Candeias, e a presidente da Findes, Cris Samorini. O encontro, solicitado pela Superintendência Regional do Trabalho do Estado, com intermédio da Findes, aconteceu com o intuito de iniciar um trabalho coletivo para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores do setor de rochas ornamentais capixaba.

Segundo o superintendente do órgão estadual, a secretaria tem, entre outros papeis, a responsabilidade de fiscalizar os setores como forma de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. “O setor de rochas tem passado por um crescimento nos registros, tanto na indústria extrativa quanto no beneficiamento. Nosso objetivo é traçar um diagnóstico do arranjo produtivo de forma conjunta, aproveitando o potencial do Sesi e Senai”, explicou e reforçou que a representação dos trabalhadores também será convidada a traçar um diagnóstico preliminar para que então, de posse de todas as informações, a Superintendência apresente suas contribuições e consiga construir alternativas com o envolvimento de todos os atores.

Para a presidente da Findes, a reunião marca um importante momento. “Vamos construir, em conjunto, um trabalho direcionado para o setor de rochas. Nosso objetivo é entender as fragilidades do setor e colocar o Sesi e o Senai a disposição para encontrar o melhor formato e as melhores soluções. Reconhecemos a extrema importância do setor e vamos trabalhar em conjunto para melhorar o ambiente de trabalho para funcionários".

Tales Machado destacou que o trabalho será de grande importância para todo segmento. “Hoje foi a primeira conversa, mas a ideia é promover, a várias mãos, ações de orientação com foco nas empresas para preservar o bem maior do setor, as vidas!”, declarou.