Lupa
Notícias
Setor de rochas fecha julho com resultado melhor do que o esperado
11 de Agosto de 2020 . 16h06
Setor de rochas fecha julho com resultado melhor do que o esperado
Levantamento realizado com empresas do setor de rochas ornamentais também apontou expectativas positivas dos empresários para agosto.

Desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, o Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) e o Sindirochas (Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo) têm realizado consultas mensais as empresas do setor com o intuito de traçar um panorama dos reflexos causados pela crise sanitária mundial. No último levantamento, realizado entre os dias 03 e 07 de agosto, nenhuma das indústrias informou que a realidade em julho tenha sido pior do que as expectativas no início do referido mês. Para 64%, a realidade foi melhor do que o esperado, e 36% apontaram que o mês fechou dentro do previsto anteriormente.

A coleta de informações aconteceu via formulário eletrônico divulgado nos grupos de WhatsApp das entidades. Foram recebidas 50 respostas válidas, sendo que considerado o número de funcionários, a amostragem foi composta por 80% de empresas de pequeno e médio porte, 18% de micro empresas e 2% de grande porte. Entre as indústrias que atuam simultaneamente nos mercados interno e externo, 35% indicaram que não houve impactos em seus mercados.

Entre as empresas exportadoras, 54% indicaram que estão enfrentando dificuldades para embarcar seus produtos. A falta de contêineres foi apontada por 28%, e a falta de espaço em navios foi registrada por outros 23%.

O levantamento também apontou que a maioria das empresas têm expectativa positiva para agosto. Projeção de crescimento foi apontada por 80% das empresas com atuação no mercado interno e 67% daquelas com foco no mercado externo. Participaram da pesquisa empresas ligadas ao beneficiamento, extração, marmoraria e outras atividades.

Demissões
Entre as empresas que participaram da consulta, 88% acreditam que não deverão ocorrer demissões em decorrência da pandemia do Covid-19. A confiança dos empresários vem aumentando ao longo dos meses. Em julho, 21% esperavam demitir, em junho dado era ainda maior, 41%. Para agosto, apenas 12% das empresas apontaram possibilidade de haver demissões em razão da crise sanitária.

Clique aqui e confira todos os dados disponíveis na pesquisa.