Lupa
Notícias
Sindirochas apresenta demandas sobre IPI e drawback a Secretário do Ministério da Economia
06 de Abril de 2021 . 18h22
Sindirochas apresenta demandas sobre IPI e drawback a Secretário do Ministério da Economia
Em visita ao Espírito Santo na segunda-feira, 05 de abril, o Secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação (SDIC), do Ministério da Economia (ME), Jorge Lima, por intermédio do vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Léo de Castro, este, alinhado com o pleito do setor de rochas ornamentais capixaba, participou de agenda com o presidente do Sindirochas, Tales Machado, e o Conselheiro do Centrorochas, Leonardo Tatagiba.

Após reunião e visita à sede da Zucchi Luxury Stones, na Serra, eles fizeram um sobrevoo sobre diversas pedreiras em operação na região de Colatina.

A pauta do encontro focou em duas importantes demandas para o setor de rochas ornamentais capixaba, não obstante outras que também são acompanhadas e tratadas pelas entidades:

- Isonomia com setores concorrentes referentes ao tratamento tributário na aplicação da alíquota IPI incidente sobre as rochas ornamentais. O pleito apresentado ao Secretário foi no sentido de que também para o setor de rochas seja aplicada a alíquota "zero", o que trará melhores condições competitivas, além de ser uma questão, entende-se, de justiça com o arranjo produtivo.

- Prorrogação dos atos concessórios de drawback, haja vista que regime aduaneiro que diversas empresas, reflexo da pandemia de COVID-19, enfrentam dificuldades para cumprir os termos iniciais dos seus atos concessórios. O drawback é uma importante ferramenta de estímulo as exportações e significativo ganho de competitividade para as empresas exportadoras.