Lupa
Notícias
Sindirochas busca normatização para uso do FIBRO das rochas
23 de Agosto de 2021 . 21h28
Sindirochas busca normatização para uso do FIBRO das rochas
O presidente do Sindirochas, Ed Martins, e o diretor executivo da entidade, Celmo de Freitas, participaram nesta segunda-feira, 23 de agosto, de reunião com o secretário-chefe da Casa Civil, Davi Diniz de Carvalho, com o deputado estadual, Pastor Marcos Mansur, e representantes do IEMA.

O encontro aconteceu na Secretaria da Casa Civil do Governo do Estado do Espírito Santo, no Centro de Vitória e teve como pauta principal a utilização do FIBRO (Fino do Beneficiamento de Rochas Ornamentais). O termo é a denominação estabelecida para os resíduos produzidos pelas indústrias do setor. O sindicato patronal busca alternativas para que o FIBRO possa ser utilizado de maneira normatizada e não apenas em casos excepcionais.

O assunto vem sendo tratado pela entidade em diversas frentes. Dentre elas, está em curso o desenvolvimento de um projeto em parceria com a FAPES, UFES e IFES, após demanda do Sindirochas ao Centro Tecnológico Mineral (Cetem), por meio do NRES (Núcleo Regional no Espírito Santo). O estudo prevê a elaboração de normas para utilização dos FIBRO’s como matéria-prima na fabricação de outros produtos, como confecção de cerâmica vermelha e artefatos de concreto. Apesar dos avanços obtidos por meio desta parceria, a entidade do setor de rochas entende que o assunto merece ganhar mais amplitude.

Participaram da reunião o presidente do Sindirochas, Ed Martins, o diretor executivo, Celmo de Freitas, o gestor de projetos do Centrorochas, Rogério Ribeiro, o secretário-chefe da Casa Civil, Davi Diniz de Carvalho, o deputado estadual, Pastor Marcos Mansur, seu assessor, Cícero Moura, a diretora técnica do IEMA, Caroline dos Santos Machado e o gerente de controle e licenciamento de saneamento, infraestrutura e mineração do IEMA, Eder Ferreira Framil.