Lupa
Notícias
Sindirochas e Senai alinham formação básica para cortadores e acabadores de rochas ornamentais
28 de Setembro de 2021 . 15h58
Sindirochas e Senai alinham formação básica para cortadores e acabadores de rochas ornamentais
O diretor executivo do Sindirochas, Celmo de Freitas, e a secretária executiva, Penha Lemos, participaram de reunião com o Senai/ES, regional sul, para alinhamento de uma versão mais compacta do curso de formação básica voltado a cortadores e acabadores de rochas ornamentais. O objetivo do encontro, realizado na segunda-feira, 27 de setembro, é que o novo curso tenha duração total máxima de 150 horas, incluindo teoria e prática.

A entidade patronal tem sido demandada pelas empresas para contribuir de forma a ampliar a disponibilidade desses profissionais no mercado de trabalho. “Como o Senai já possui um curso mais extenso, decidimos unir esforços e estruturar uma versão compacta de forma a atender a demanda do segmento”, explicou Celmo. A expectativa é que a formatação do curso seja concluída em breve e que as primeiras turmas sejam abertas ainda neste ano, devendo permitir o atendimento nas regiões sul, central e norte/noroeste do Espírito Santo.

Participaram do encontro a gerente regional do Senai/Sesi, Giane Azeredo Baldotto, o coordenador de tecnologias educacionais, Erick Thadeu Gonçalves, a coordenadora pedagógica, Tânia Mara Barros, e o instrutor, João Marcos Teixeira.

Turmas em andamento
Em tempo, a unidade do Senai de Cachoeiro está com duas turmas de aprendizes em rochas ornamentais, em andamento, sendo que uma concluirá o curso em maio e, a outra, em setembro do ano que vem. “É importante que as empresas fiquem atentas a abertura das novas turmas para não perderem a oportunidade de cumprir suas obrigações legais, necessidade de um número de aprendizes conforme seu quadro funcional, através de aprendizes que venham a integrar as turmas do Senai, os quais terão formação para o exercício de função na área produtiva do setor.”, alertou o diretor sindical.