Lupa
Notícias
Sindirochas participa de live do Movitran sobre transporte seguro de rochas
12 de Junho de 2020 . 14h12
Sindirochas participa de live do Movitran sobre transporte seguro de rochas
O executivo do Sindirochas, Celmo de Freitas, foi o convidado do Movimento Capixaba para Salvar Vidas no Trânsito (Movitran) nesta quinta-feira, 11 de junho, para participar da série de debates que o movimento vem realizando desde o início da pandemia do novo coronavírus. O tema desta edição foi o transporte seguro de rochas.

O bate-papo virtual com André Cerqueira, especialista em trânsito do Movitran, foi transmitido ao vivo pelo Instagram e destacou a importância do setor de rochas para a economia do Espírito Santo. O segmento engloba cerca de 1.600 empresas em todo arranjo produtivo capixaba e está presente nos 78 municípios do Estado.

“Por ano, mais de 15 milhões de toneladas são transportadas pelas rodovias capixabas. Consideramos que são realizadas 1.400 viagens por dia transportando rochas ornamentais, blocos ou chapas”, destacou o executivo do Sindirochas esclarecendo que esses dados são conservadores, pois não consideram deslocamento entre indústrias de beneficiamento.

“Toda vida tem um valor inestimável e é importante”, frisou Celmo ao confirmar o compromisso e envolvimento do sindicato patronal na busca diária pela evolução do setor com o objetivo de diminuir as ocorrências no transporte de rochas.

O especialista em trânsito do Movitran frisou que a maior causa de óbitos no trânsito no Espírito Santo são ocorrências com motociclistas, somando 45%; outros 30% de óbitos são decorrência de acidentes envolvendo veículos leves, 20% envolvendo pedestres, como atropelamento, por exemplo, e cerca de 2% das mortes no trânsito são causadas por acidentes envolvendo caminhões e ônibus.

Fórum Transporte de Rochas
Previsto para acontecer em abril, mas adiado em razão da pandemia do Covid-19, o 1º Fórum de Transporte Seguro de Rochas Ornamentais será remarcado assim que possível. Com o evento, as entidades realizadoras: Sindirochas, Centrorochas, Movitran e PRF-ES, buscam elevar o nível de conhecimento sobre o tema, bem como sensibilizar e obter o comprometimento dos presentes para participação em outras etapas que serão desenvolvidas para o crescimento da segurança no trânsito a partir da elevação dos níveis de segurança no transporte de rochas ornamentais.