Lupa
Notícias
Live do Sindirochas destaca a Reforma Tributária e os possíveis impactos para o setor
05 de Maio de 2023 . 16h36
Live do Sindirochas destaca a Reforma Tributária e os possíveis impactos para o setor
Mais de 70 profissionais do setor de rochas ornamentais capixaba participaram da live “Reforma Tributária e os possíveis impactos no setor de rochas”, realizada pelo Sindirochas no dia 04 de maio.

Na abertura do evento, o presidente da entidade destacou a relevância do tema e a necessidade do envolvimento de todos. “O Brasil precisa de uma Reforma Tributária que simplifique o sistema tributário sem aumento de carga para o contribuinte”, pontuou Ed Martins.

Realizado com apoio da Cachoeiro Stone Fair e do Cetemag, o evento foi conduzido pelos consultores empresariais, Adélio Gonzaga e Ricardo Grola. Na introdução ao tema, eles também apontaram a necessidade urgente de reforma. “O que nós temos hoje são algumas regras e um número abundante de exceções”, afirmou Adélio. Atualmente, no Brasil, gasta-se 1.501 horas por ano para apurar tributos. A média mundial é de 233 horas. Já, na Suíça, país com menor tempo de apuração e pagamento de tributos, esse tempo é de 63 horas.

Conduzido de forma interativa pelos palestrantes, o evento detalhou as propostas de reforma existentes, os tributos que poderão mudar, os passos da transição e os impactos no setor de rochas. “Entre vários pontos, os contribuintes precisam estar preparados para a possibilidade de perda de incentivos fiscais ofertados atualmente”, ponderou Ricardo Grola.

Em tempo, segundo informações dos órgãos ligados ao desenvolvimento da Reforma Tributária, ela segue em fase de discussão do texto final da proposta. A previsão de votação no Congresso está entre junho e julho deste ano, com vigência provável para 2025, dependendo das Leis Complementares.

Perdeu o encontro virtual ou quer rever alguma parte? Acesse: https://youtube.com/live/kfH7_7tQFeg