Lupa
Notícias
Valorização das rochas capixabas: Ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque vem ao Espírito Santo nesta quarta
17 de Maio de 2021 . 14h18
Valorização das rochas capixabas: Ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque vem ao Espírito Santo nesta quarta
Conhecer mais sobre o setor de rochas capixaba é um dos motivos que o deputado federal Evair de Melo convidou o ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque para visitar o Espírito Santo. A vinda do ministro está confirmada realizando as agendas nesta quarta-feira, 19 de maio.

O deputado federal e vice-líder do governo na Câmara, Evair de Melo estreitou relações mantendo o diálogo e novidades sobre o setor de rochas no Espírito Santo com Bento Albuquerque, ministro do governo Bolsonaro. Com esse motivo, o parlamentar convidou o ministro para conhecer os municípios de Castelo, Anchieta e Cachoeiro de Itapemirim.

Entre as agendas, Bento visitará Itaoca Pedra, a jazida de extração de mármore onde foram extraídos grande parte dos mármores de Brasília. Em 2012 o munícipio de Cachoeiro de Itapemirim teve indicação de procedência IP. O distrito de Itaoca é destacado pela exploração e produção nacional de mármore e granito como rochas ornamentais ou para fins industriais, sendo uma área de intensa exploração e de interesse do setor minerário.

“A beleza das cores, as texturas apresentadas e a qualidade do beneficiamento dado a essas rochas pelas indústrias do Espírito Santo, proporcionam um diferencial que desperta o interesse do especificador e do consumidor. No Espírito Santo, o setor de rochas em toda sua cadeia, como a extração, beneficiamento, comércio interno e externo, produção de máquinas, equipamentos e insumos, serviços, etc., corresponde a cerca de 10% do PIB do ES. São aproximadamente 1.600 empresas ativas que atuam na cadeia produtiva de rochas, gerando aproximadamente de 25 mil postos de trabalho diretos e 100 mil indiretos.”, destacou o presidente do Sindirochas, Tales Machado.

“Nosso querido município de Cachoeiro de Itapemirim tem grande contribuição com a bela ornamentação de mármores existentes em Brasília. Entre as agendas que cumpriremos junto ao ministro, nada mais justo que mostrar a ele nossa riqueza e de onde vem”, declarou Evair de Melo.

A Indicação Geográfica fez com que o mármore cachoeirense se tornasse ainda mais conhecido, graças à sua garantia de qualidade única. Compradores de diversos países, que têm a certeza de que estão adquirindo excelentes produtos, movimentam a economia do Estado de Espírito Santo, fortalecendo a visibilidade daquela região nos cenários nacional e internacional.

O parque industrial de beneficiamento de rochas ornamentais, o maior de Espírito Santo, é pioneiro em extração e beneficiamento da pedra em todo o País. Com a introdução de novas técnicas de extração e beneficiamento, o mármore produzido em Cachoeiro de Itapemirim conquistou um grau de qualidade e beleza comparável às melhores pedras do gênero encontradas no mercado internacional.

Exportações
Segundos dados do Centrorochas (Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais) e do Sindirochas (Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo), entidades representantes do setor nacional e estadual, respectivamente, as exportações brasileiras do segmento apresentaram, no primeiro quadrimestre deste ano, um crescimento no faturamento de 28,5% frente ao mesmo período do ano de 2020. Quando analisadas somente as exportações capixabas, o crescimento registrado foi de aproximadamente 28%, no mesmo período.

De janeiro a abril deste ano, os maiores município exportadores foram Serra (24,5%), Cachoeiro de Itapemirim (21,2%) e Barra de São Francisco (11,9%). Nos quatro primeiros meses do ano, o setor nacional enviou cerca de 655,5 mil toneladas entre chapas e blocos. Estados Unidos (42,6%), China (27,4%) e Itália (6,4%) receberam a maior quantidade de produtos brasileiros.

As agendas do Ministro no Espírito Santo acontecerão ao longo de quarta-feira (19) e será finalizada com uma coletiva de imprensa no aeroporto de Vitória.