Lupa
Notícias
Sindirochas dá mais um passo na viabilidade do uso regulamentado do FIBRO
31 de Maio de 2023 . 16h33
Sindirochas dá mais um passo na viabilidade do uso regulamentado do FIBRO
O presidente do Sindirochas, Ed Martins, participou de reunião com o vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, com o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, e o presidente do IEMA, Alaimar Fiuza, no dia 30 de maio, no Palácio da Fonte Grande, em Vitória.

A agenda teve como pauta principal a utilização do FIBRO (Fino do Beneficiamento de Rochas Ornamentais). O termo é a denominação estabelecida para os resíduos produzidos pelas indústrias do setor. O sindicato patronal busca alternativas para que o FIBRO possa ser utilizado de maneira normatizada e não apenas em casos excepcionais. A regulamentação possibilitará maior segurança aos técnicos envolvidos na análise e liberação dos projetos que envolvam o saudável aproveitamento do resíduo gerado pelo segmento.

Além da demanda principal do uso do FIBRO, o Sindirochas apresentou outras demandas:
- Desvinculação dos processos administrativos de obtenção de títulos minerários (perante a ANM) e de licenças ambientais;
- Prazos das Certidão/Anuência de uso e ocupação do solo por parte dos municípios;
- Critérios objetivos para a Autorização do Manejo de Fauna Silvestre (AMFS);
- Lei da Mata Atlântica.

Também participaram da agenda o vice-presidente do Sindirochas e presidente do Centrorochas, Tales Machado, o diretor executivo das duas entidades, Celmo de Freitas, o gerente geral do Centrorochas, Giovanni Franciscchetto, o assessor jurídico do Sindirochas, Victor Athayde, o gestor das câmaras e conselhos da Findes, Fábio Dias, o gerente de controle e licenciamento de saneamento, infraestrutura e mineração do IEMA, Eder Ferreira Framil, e Michel Rabbi, do Instituto Capixaba de Gestão.