Lupa
Notícias
Sindirochas e Messes reúnem autoridades em encontro estratégico com setor de rochas
01 de Dezembro de 2023 . 15h13
Sindirochas e Messes reúnem autoridades em encontro estratégico com setor de rochas

O Sindirochas e o Movimento Empresarial Sul Espírito Santo (Messes), em parceria com Acisci e CDL, realizaram um encontro estratégico com setor de rochas, no dia 30 de novembro, no auditório do Sicoob Credirochas. O encontro abordou dois temas importantes: Investimentos no Sul do Estado e o programa FiBRO (Fino de Beneficiamento de Rochas Ornamentais).

A ocasião contou com a presença do governador em exercício, Ricardo Ferraço e reuniu cerca de 80 pessoas, entre líderes empresariais, políticos e representantes de instituições de ensino e pesquisa.

Durante o encontro, o presidente do Sindirochas, Ed Martins, e o presidente do Centrorochas e representante da Federação da Indústria do Espírito Santo (Findes), Tales Machado, compartilharam as perspectivas e desafios do segmento e da economia regional. O governador em exercício, Ricardo Ferraço, destacou os investimentos em curso na região, incluindo a aguardada duplicação da rodovia do Frade, prevista para iniciar até o final de março de 2024, a reforma do aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim, e apontou atualizações sobre a concessão e retomada de obras na BR 101. Sinalizou, ainda, a disposição do Governo do Estado em construir a ponte que ligará a Rodovia do Valão ao bairro Rubem Braga, motivando os empreendedores locais a apresentarem o projeto básico da obra para que o governo adote as demais providências.

O evento também serviu como palco para encaminhamentos de pleitos importantes, como a interação com o governo federal para a prorrogação excepcional de atos concessórios de drawback, ajustes na Resolução Contran nº 935/2022 sobre o transporte de rochas ornamentais e discussões sobre a pauta de valores mínimos para comercialização desses produtos.

Um dos pontos da discussão foi sobre a recente normatização do FiBRO, indicando o uso desse subproduto para fabricação de artefatos de cerâmica vermelha ou cimento. O presidente do Sindirochas ressaltou a importância de avançar na obtenção de incentivos para tornar atrativo o uso do FiBRO, visando reduzir o volume destinado a aterros.

O encontro contou com a presença de importantes instituições e parceiros envolvidos no processo de normatização do FiBRO, destacando a colaboração do Governo do Estado, Cetem, Fapes, Findes, Iema, Ifes, Instituto Capixaba de Gestão, Seama e Ufes. O evento reforça o compromisso do setor de rochas ornamentais com o desenvolvimento sustentável e a busca contínua por inovações e práticas ambientalmente responsáveis.