Lupa
Notícias
União de entidades do setor, transporte de cargas e feiras são destaques da reunião do Conselho
12 de Julho de 2017 . 14h36
União de entidades do setor, transporte de cargas e feiras são destaques da reunião do Conselho
O Sindirochas está fazendo as adaptações para a transferência da sua sede em Cachoeiro para as instalações do Cetemag. A mudança marca o primeiro passo para a união das entidades do setor. Durante a reunião do conselho do sindicato patronal, realizada no dia 10 de julho, no município, o presidente Tales Machado apresentou o estatuto que formaliza a aliança entre as duas organizações. Fica aberta, portanto, a possibilidade de fusão com outras entidades do setor. Estão sendo alinhadas a inclusão da Rochativa e Centrorochas.

No dia 08 de julho o Sindirochas publicou no jornal A Tribuna uma carta aberta sobre o transporte de rochas ornamentais (clique aqui e leia o texto na íntegra). Durante o encontro, Tales informou que o sindicato foi convidado e participou de uma reunião na Assembleia Legislativa do ES, com todas as entidades envolvidas na questão do transporte rodoviário. Foram criados três grupos de para fomentar as discussões e cada um irá atuar em uma área específica. Ao final das discussões, as propostas serão levadas para instâncias superiores para tomada de decisões importantes. O presidente reforçou a necessidade imediata de se pensar propostas para serem debatidas nos grupos de discussões de forma que busque a harmonização entre os interesses do setor de rochas ornamentais com o cumprimento das legislações vigentes, inclusive sugerindo a alteração dessas legislações, caso necessário, mas sempre respeitando as leis federais.

A proximidade da Cachoeiro Stone Fair trouxe o assunto à pauta. Tales Machado informou o objetivo da organização do evento em promover ações no ambiente da feira para estimular o desenvolvimento do evento. Na edição deste ano, o Sindirochas promoverá um evento cultural, em parceria com a Findes, para os expositores e visitantes. O presidente informou também que a Vitoria Stone Fair 2018 teve sua data definida para os dias 5, 6, 7 e 8 de junho. “Esta data abre a possibilidade de as empresas terem mais novidades em relação as amostras apresentadas nas feiras da China e EUA. Na edição deste ano, o clima ameno também agradou bastante os participantes”, pontuou.

O Sindirochas junto com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) está estruturando uma parceria que vai beneficiar na capacitação de executivos e colaborados do setor. Está sendo desenvolvido um MBA em Gestão e Utilização de Rochas em Obras Civis e um programa de Gestão Estratégica estruturado especialmente para a gerência executiva das empresas do setor construírem passo a passo um plano de melhorias, fazerem sua implementação com maestria e alcançarem os resultados planejados. Os programas oferecem uma excelente oportunidade para capacitação das empresas associadas ao Sindirochas a custos reduzidos. Em breve será divulgada a programação dos cursos.

Outro assunto abordado foram as tratativas relacionadas à aquisição, por parte dos associados do Sindirochas, de uma cota de um projeto para um terminal de carga mista no Porto Central. Ficou acordado, entre o Conselho Gestor, a continuação dos estudos para evidenciar a viabilidade da oferta. Ao final do encontro, o advogado Henrique Nelson apresentou os resultados das negociações do aditivo da Convenção Coletiva. O percentual de reajuste ficou definido em 5% linear e houve acordo para a possibilidade da adoção do banco de horas.

Após a reunião, os presentes cantaram parabéns em homenagem aos aniversariantes do mês.